Transmissão
A transmissão tem como objetivo principal regular a velocidade do pneu com a velocidade do motor e envia a potência do motor para as rodas, a transmissão é um dos componentes mais importantes da mecânica do seu carro.
A transmissão é uns dos itens mais complexos na mecânica do carro, há muitos componentes diferentes para a transmissão. conjuntos de engrenagens planetárias, sistema hidráulico, embreagens e bandas, selos e juntas, e um conversor de torque são todos os componentes juntos para entregar o poder a seu carro.
São vários os modelos de transmissão, mas basicamente todos seguem os mesmos padrões, mudando apenas algumas características, como seleção da marcha de forma manual ou automática e ausência do pedal da embreagem.
Que sinais indicam problemas no sistema de transmissão automotiva?
- Marchas arranhando
- Embreagem muito alta
- Marchas escapando
- Dificuldades ao engatar
- Barulho ao pisar no pedal da embreagem
- Vazamentos
- Pedal da embreagem duro
- Ruídos nas curvas
Dicas de prevenção:
Evitar de deixar o pedal pressionado quando o carro está parado no semáforo. Isso aquece os discos e reduz muito suas vidas úteis. Caso estiver parado, mude a marcha para o ponto morto.
Evitar arrancadas bruscas e solavancos são péssimos para a transmissão.
Sempre realizar a manutenção preventiva e realizar a troca da lubrificação da transmissão conforme o fabricante. A falta de lubrificação é uma das maiores causas de problemas nesse sistema. Outro ponto importante é estar muito atento à qualidade dos lubrificantes. Economizar nesse item pode causar muita dor de cabeça e gastos altos com reparos.